Lachlan Murdoch possui controle da FOX e News Corp


A proeminente família Murdoch, do setor de mídia, resolveu uma longa disputa nesta segunda-feira que deixará Lachlan Murdoch no controle das ações com direito a voto que governam a News Corp. e a Fox Corp., ao mesmo tempo em que venderá participações na empresa atribuídas a outros filhos do fundador Rupert Murdoch, que desafiaram a capacidade do pai de reestruturar a supervisão de seus herdeiros sobre ambas as corporações.

Alex Warren, Sabrina Carpenter, Ravyn Lenae

A Fox Corp. e a News Corp. anunciaram na segunda-feira que a família havia encerrado todos os litígios vinculados aos esforços do Murdoch mais velho para transferir o controle das ações da família para Lachlan, que atualmente supervisiona ambas as empresas. Prudence MacLeod, Elisabeth Murdoch e James Murdoch, filhos de Rupert que se opuseram a seus esforços, deixarão de ser beneficiários de quaisquer fundos de participação da família nos conglomerados.


As manobras parecem consolidar o desejo de Rupert Murdoch de manter as tendências conservadoras de seu império de mídia, particularmente na Fox News, que se tornou o eixo econômico da Fox Corp. James Murdoch e Elisabeth Murdoch são conhecidos por terem visões políticas diferentes de Lachlan, com James contribuindo notavelmente para causas que não condizem com as opiniões defendidas na rede de TV a cabo.

E o acordo significa que a Fox News tem um caminho claro pela frente, já que duas de suas principais rivais, CNN e MSNBC, enfrentam desafios únicos. A MSNBC em breve fará parte da Versant, uma cisão da maioria das propriedades de cabo vinculadas à NBCUniversal. Sob a nova presidente Rebecca Kutler, a MSNBC trabalhou para construir sua equipe de reportagem e coleta de notícias e, nas últimas semanas, foi vista não apenas entregando as análises e opiniões progressistas pelas quais é mais conhecida, mas também tentando cobrir manchetes e tópicos de notícias convencionais. A CNN, por sua vez, fracassou sob a liderança da atual proprietária Warner Bros. Discovery, cedendo audiência enquanto seus gerentes buscavam conter uma vantagem de cruzada que adquiriu sob o líder anterior Jeff Zucker. Espera-se que a CNN e as outras redes de TV da Warner se separem da empresa em uma transação que deve ser concluída em 2026.

Murdoch havia entrado com um pedido de emenda ao fundo familiar irrevogável que garantia que quatro de seus filhos — Lachlan, James, Prudence e Elisabeth — tivessem igual direito à administração da Fox Corp. e da News Corp. No entanto, um comissário do tribunal de sucessões em Nevada, onde o caso foi julgado, rejeitou a iniciativa, após o que Rupert Murdoch sinalizou a intenção de recorrer.

A Fox Corp. disse que os fundos que representam James, Elisabeth e Prudence ofereceriam um total de 16.926.837 ações ordinárias Classe B da empresa, enquanto a News Corp. indicou que fundos semelhantes ofereceriam 14.182.161 ações Classe B da empresa.

Cada um dos três filhos deverá sair da transação com mais de 1 bilhão de dólares. Os três serão obrigados a vender quaisquer participações pessoais na Fox Corp. ou na News Corp. e serão impedidos, por um acordo de longo prazo, de comprar ações de qualquer uma das empresas.

Após a venda, os votos dos Murdochs em ambas as empresas serão diluídos, e eles deterão aproximadamente 33,1% das ações com direito a voto da News Corp. e 36,2% das ações com direito a voto da Fox Corp.

A resolução do imbróglio eliminará uma questão de distração corporativa dos conselhos de ambas as empresas em um momento delicado para a indústria da mídia. Ao contrário de rivais como Paramount, Warner Bros. Discovery e Comcast, a Fox reduziu sua participação na TV a cabo há vários anos, quando vendeu uma parcela significativa de seus ativos para a Disney. Enquanto os concorrentes trabalham arduamente para manter a TV a cabo à tona, à medida que mais consumidores migram para plataformas de streaming, a Fox concentrou grande parte de seu foco na programação ao vivo e de eventos, com forte ênfase em esportes e notícias.

Postar um comentário

0 Comentários